Resident Evil 3

Resident Evil 3


Nemesis (ou Last Escape no Japão) é o último game da série Resident Evil para o PlayStation. Posteriormente ele foi lançado para PC e Dreamcast. Atualmente, há a possibilidade de se baixar o game na PlayStation Network, para o PlayStation 3 e PlayStation Portable. O game narra acontecimentos que antecedem os eventos de Resident Evil 2 (mais precisamente, os eventos entre Resident Evil e Resient Evil 2). Posteriormente, o game narra os eventos que selam o destino de Raccoon City (pós Resident Evil 2). Aqui, voltamos a controlar Jill Valentine (do primeiro Resident Evil), na sua fuga da cidade de Raccoon (após escapar da mansão do primeiro game). Durante sua fuga, encontramos o UBCS (Umbrella Biohazard Countermeasure Service), um time da Umbrella designado a combater acidentes biológicos. No meio da fuga, Jill e o UBCS enfrentam o Nemesis, uma versão “domesticada” do Tyrant (chefe final do primeiro Resident Evil), sob comando da Umbrella. Além da força do Tyrant original, Nemesis apresenta habilidades novas para um monstro da série: Corre, sabe usar armas de fogo e persegue o personagem não importa pra onde ele vá (as famosas transições de cenário). Descobre-se que Nemesis tem como objetivo eliminar os membros restantes da S.T.A.R.S., ou seja, Jill. No final do game, Raccoon city enfrenta um trágico final: O governo dos Estados Unidos autoriza a destruição da cidade com um ataque nuclear, com o objetivo de eliminar o perigo do T-Virus. Assim, as ações da Umbrella tornam-se públicas e a empresa começa a sua decadência. Ao contrário dos games anteriores, em Nemesis o jogador não pode escolher o personagem com que quer jogar, sendo obrigado a controlar apenas Jill (em determinados momentos pode-se controlar Carlos Oliveira, um dos membros do UBCS). Outra mudança na série é a possibilidade de se enfrentar o chefe final Nemesis em qualquer momento, já que ele vaga aleatoriamente pela cidade. E mesmo que o jogador elimine-o, ele será obrigado e enfrenta-lo novamente no final do game. Esta possibilidade de confronto iminente dá uma sensação de terror a mais ao game. As novidades também não são poucas. Agora o jogador podia criar suas próprias munições, através de combinações com outros itens e armas (anteriormente, o jogador apenas melhorava a arma com itens designados exclusivamente para isso, ou reunia diferentes tipos de ervas para resultar em melhores medicamentos). Subir e descer escadas para evitar inimigos também não era mais uma possibilidade. Se antes os inimigos pareciam não saber usar as escadas (o famoso efeito de parede invisível), agora as coisas mudam. Em contrapartida, você agora podia circular livremente pelos degraus, sem precisar apertar o botão de ação para subir ou descer a escada. O game conta com oito diferentes finais, variando de acordo com as decisões que o jogador toma em determinados momentos do game. Se Resident Evil 2 não foi bem recebido pela crítica especializada, o mesmo não vale para Nemesis. O game recebeu várias notas elevadas e elogios. A IGN afirmou na época que Nemesis “desdobra maravilhosamente” a história da franquia, combinada com o “estilo preciso de jogabilidade”. A GameSpot também ressaltou a história da franquia: “A franquia RE continua refinando uma já excelente história”. O game serviu de base para o – não tão elogiado – filme Resident Evil: Apocalypse.